SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Marital and parental relationships: a comparison of middle and working class familiesContemporary worker and work-related musculoeskeletal diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARBOSA, Maria Nadeje Pereira  and  SANTOS, Manoel Antonio dos. Considerações sobre a dimensão biológica do conceito de pulsão em Freud. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 162-170. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200003.

Neste artigo postula-se a existência de uma dimensão biológica do conceito de pulsão na obra de Freud, relacionada com o enigmático da gênese e do desenvolvimento do aparato psíquico. Considerando que no pensamento freudiano existe uma tensão entre duas modalidades discursivas, a primeira relacionada com os desenvolvimentos da hipótese estrutural sobre o inconsciente, e a segunda que funciona como centro gravitacional de teorizações provenientes da fisiologia e da biologia, estabelece-se determinadas linhas de força que atravessam o pensamento freudiano, designadas como variantes evolucionistas e decompostas em variantes evolucionistas-ontogenéticas-derivativas, evolucionistas-filogenéticas-instintuais e evolucionistas-ontogenéticas constitutivas. Ao final do artigo, conjectura-se que com a expansão da psicanálise talvez seja possível traduzir numa linguagem metapsicológica os aspectos fronteiriços da reflexão freudiana.

Keywords : Pulsão; Freud; psicanálise; biologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese