SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Considerations about the biological dimension of the instinct concept in FreudWandering and deliruim in highway wanderers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

GHISLENI, Angela Peña  and  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Trabalhador contemporâneo e patologias por hipersolicitação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.171-176. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200004.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER)- também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e que se tornaram visíveis a partir da entrada da reestruturação produtiva- são vivenciadas por trabalhadores e expressam um dos sofrimentos advindos da relação do trabalhador com o trabalho. Buscamos neste artigo a compreensão de como as LER/DORT podem desenvolver-se no corpo do trabalhador contemporâneo com base em sua história de trabalho, pensando esta síndrome como uma subjetivação da relação entre o trabalhador e o trabalho. Esta pesquisa apresenta como proposta associar conhecimentos da área biomédica com conhecimentos da psicologia social, configurando uma abordagem interdisciplinar na busca de uma linguagem de interface entre profissões que possuem o mesmo enfoque - o trabalhador.

Keywords : Lesões por esforços repetitivos (LER); distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); trabalho contemporâneo; subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License