SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Considerations about the biological dimension of the instinct concept in FreudWandering and deliruim in highway wanderers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GHISLENI, Angela Peña  and  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Trabalhador contemporâneo e patologias por hipersolicitação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 171-176. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200004.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER)- também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e que se tornaram visíveis a partir da entrada da reestruturação produtiva- são vivenciadas por trabalhadores e expressam um dos sofrimentos advindos da relação do trabalhador com o trabalho. Buscamos neste artigo a compreensão de como as LER/DORT podem desenvolver-se no corpo do trabalhador contemporâneo com base em sua história de trabalho, pensando esta síndrome como uma subjetivação da relação entre o trabalhador e o trabalho. Esta pesquisa apresenta como proposta associar conhecimentos da área biomédica com conhecimentos da psicologia social, configurando uma abordagem interdisciplinar na busca de uma linguagem de interface entre profissões que possuem o mesmo enfoque - o trabalhador.

Keywords : Lesões por esforços repetitivos (LER); distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); trabalho contemporâneo; subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese