SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Contemporary worker and work-related musculoeskeletal diseasesPersons living with HIV/AIDS: coping, social support and quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JUSTO, José Sterza  and  NASCIMENTO, Eurípedes Costa do. Errância e delírio em andarilhos de estrada. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 177-187. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200005.

Os andarilhos freqüentemente caminham pelas estradas sem destino como nômades que renunciam a fixações geográficas, psicológicas e sociais. Não é raro encontrar andarilhos de estrada com manifestações de visões e pensamentos delirantes. O objetivo dessa pesquisa foi investigar possíveis conexões entre a movimentação constante dos andarilhos e a eclosão de delírios. Coletamos e analisamos narrativas de andarilhos, explorando especificamente os conteúdos alusivos à representação de si, de seu mundo e de sua caminhada pelas estradas. Idéias persecutórias, megalomaníacas e depressivas, superinvestidas afetivamente, aparecem com freqüencia nos pensamentos sobre o presente, o passado e nas reflexões sobre os motivos do deslocamento constante. Os resultados sugerem que há uma forte relação entre a movimentação constante e sem destino e as idéias e visões delirantes que os acometem.

Keywords : Movimento constante; andarilhos de estrada; pensamento delirante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese