SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2New paradigms on the school psychologist's practiceWork application strategies of learning from training: conceptual proposition and development of a measure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FIORE, Maria Luiza de Mattos  and  YAZIGI, Latife. Especialidades médicas: estudo psicossocial. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 200-206. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200008.

Estudo exploratório sobre fatores psicológicos e sociais envolvidos na escolha e prática das diversas especialidades médicas, com base na formulação sociológica de Bourdieu e nas considerações de Dejours a respeito do encontro do homem com seu trabalho. O estudo é baseado na análise de conteúdo de entrevistas livres, seguidas de questionário de levantamento social aplicados em 40 médicos atuantes, de ambos os sexos, de diferentes faixas etárias e várias especialidades na cidade de São Paulo. O exame, em profundidade, das entrevistas revela que: a) os conflitos psicológicos inerentes à formação da identidade médica e a sua prática são influenciados por aspectos sócio-econômicos interiorizados e decorrentes do estrato social de origem do médico; b) as experiências vividas e influenciadas pelo estrato sócio-econômico de origem de cada indivíduo determinaram a organização e a complexidade do espaço subjetivo e, portanto, de suas percepções e de seu comportamento prático; e, c) a hierarquia de valores na Medicina pode ser considerada como defesa coletiva contra ansiedades resultantes da tarefa médica e do constante lidar com situações de impotência.

Keywords : Abordagem psicossocial; especialidades médicas; identidade médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese