SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Medical specialisations: a psychosocial studyPossibilities and difficulties on the articulation between research and psychotherapy with adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

PILATI, Ronaldo  and  BORGES-ANDRADE, Jairo E.. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp.207-214. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009.

O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto pós-treinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho.

Keywords : Avaliação de treinamento; estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento; contexto pós-treinamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License