SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Medical specialisations: a psychosocial studyPossibilities and difficulties on the articulation between research and psychotherapy with adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PILATI, Ronaldo  and  BORGES-ANDRADE, Jairo E.. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 207-214. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009.

O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto pós-treinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho.

Keywords : Avaliação de treinamento; estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento; contexto pós-treinamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese