SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Work application strategies of learning from training: conceptual proposition and development of a measureThe motives of achievement, affiliation and power: post-graduation student's motivational profiles and it's relation with individual income author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JARDIM, Adriano Pereira; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de  and  GOMES, William Barbosa. Possibilidades e dificuldades na articulação entre pesquisa e psicoterapia com adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 215-224. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200010.

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a área de pesquisa em psicologia do desenvolvimento aplicada à adolescência e o campo de atendimento psicoterapêutico com adolescentes. Foi realizada uma revisão de literatura que ressalta a importância da consideração de fatores do desenvolvimento para a prática clínica, e 15 entrevistas com psicoterapeutas (psicólogos e psiquiatras), de diferentes abordagens que descrevem a prática corrente. As entrevistas foram analisadas em 3 etapas sucessivas: descrição qualitativa (tematização), análise indutiva (identificação de temas críticos) e análise crítica (confronto dos temas críticos com a literatura). Os resultados indicaram que os clínicos não utilizam dados de pesquisa na sua prática, e que a atualização de conhecimentos sobre a adolescência ocorre de forma desordenada, no contato direto com os pacientes. Como conseqüência, esses terapeutas demonstram dificuldades para avaliar resultados das intervenções. Essas dificuldades caracterizam o campo psicoterapêutico em um momento de transição, no qual os profissionais tendem a afastar-se das teorias e privilegiar a prática.

Keywords : Desenvolvimento humano; psicoterapia; adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese