SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Values, ethics and moral judgment: an familiar business exploratory studyUpdating the debate between Piaget and Chomsky in a neurobiological perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LOPES, Rita de Cássia Sobreira; DONELLI, Tagma Schneider; LIMA, Carolina Mousquer  and  PICCININI, Cesar A.. O antes e o depois: expectativas e experiências de mães sobre o parto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 247-254. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200013.

O parto representa um marco na vida da mulher, repercutindo profundamente nos seus planos físico, emocional e social. Antecipado na gestação, nas fantasias da mulher, continuará sendo revivido nas lembranças da mãe. O presente estudo longitudinal investigou as expectativas e o posterior relato da experiência do parto de 28 mulheres primíparas, com idades entre 20 e 37 anos. Entrevistas individuais foram realizadas no 3º trimestre de gestação e 3 meses após o parto. Análise de conteúdo qualitativa indicou que as mães relatam, durante a gestação, tanto expectativas positivas como negativas em relação ao parto, seja no que diz respeito a si própria quanto ao bebê. Já em relação à experiência do parto, houve uma tendência à polarização, com algumas mães relatando apenas sentimentos positivos e outras apenas sentimentos negativos. Apoiando a expectativa inicial do estudo, os relatos mostram que o parto se constitui em um evento que perpassa todo o processo de gestação e puerpério, marcando profundamente a história da mãe.

Keywords : Gestação; parto; maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese