SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Before and after: expectations and experiences of mothers concerning labourQuestion-asking organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

EICHLER, Marcelo Leandro  and  FAGUNDES, Lea. Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 255-266. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200014.

Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.

Keywords : Construtivismo; inatismo; epistemologia genética; neurobiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese