SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Family communication strategies: an adolescent perspectiveEmotional intelligence and psychological well-being among middle-aged and old men and women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MURTA, Sheila Giardini. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.2, pp. 283-291. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200017.

Habilidades sociais são reconhecidas como fator de proteção no curso do desenvolvimento humano. Por conseqüência, programas para o desenvolvimento de habilidades sociais têm sido desenvolvidos para promover saúde mental. Este artigo descreve programas de treinamento em habilidades sociais com amostras brasileiras para prevenção primária, secundária e terciária. Foram enfocados os participantes, delineamento, instrumentos de avaliação, técnicas de intervenção e resultados. A consulta a periódicos, base de dados LILACS e livros produzidos por grupos de pesquisa identificou 17 programas de intervenção. A literatura evidenciou o predomínio de programas em grupo, nos contextos clínico e escolar, com delineamentos pré-experimentais e uso de técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados encontrados foram promissores rumo a melhorias no desempenho social. São apresentadas sugestões para o planejamento de futuras intervenções.

Keywords : Habilidades sociais; prevenção; avaliação; treinamento; intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese