SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Language and cognition in Alzheimer's diseaseThought and language: a discussion in the field of psychology of mathematics eucation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CHAVES, Evenice Santos  and  GALVAO, Olavo de Faria. O behaviorismo radical e a interdisciplinaridade: possibilidade de uma nova síntese?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 308-314. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300003.

A ciência psicológica é historicamente atravessada por conflitos inter teóricos, decorrentes de enfoques diferenciados com relação a conhecimentos produzidos pelos fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos, pelas hegemonias e pelo próprio recorte sobre o objeto em estudo, realizado por pesquisadores. Contemporaneamente, a epistemologia da complexidade chama atenção para a incompletude de cada tipo de conhecimento científico produzido, o que tem gerado ressonâncias nos fazeres de pesquisadores e propiciado novos diálogos entre perspectivas diversificadas em cada enfoque, ou entre enfoques. O presente artigo propõe diálogos entre aspectos do behaviorismo radical e do construtivismo crítico formal, ressaltando relações de complementaridade, a partir da unidade de contrários, que podem implicar numa nova síntese: uma teoria geral do significado. Nessa direção enfocar-se-á a proposição de nova síntese, a qual configura uma compreensão teórica sobre o desenvolvimento do significado e reinterpreta o papel do reforçamento na construção e ampliação dos significados.

Keywords : Interdisciplinaridade; complexidade; complementaridade; teoria geral do significado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese