SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Thought and language: a discussion in the field of psychology of mathematics eucationLetter name knowledge and the development of spelling skills: evidence from Brazilian Portuguese-speaking children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  DIAS, Maria da Graça B. B.. Leitor e leituras: considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 323-329. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300005.

O presente artigo aborda a leitura como uma atividade de construção de sentidos que implica a relação dinâmica entre leitor e texto. Primeiramente, apresenta-se a idéia de que a leitura varia de acordo com o leitor e seus objetivos, concebendo-a como uma atividade afetivo-cognitiva e como prática social. Posteriormente, discutem-se os conceitos de texto, contexto e gênero textual, enfatizando-se a idéia de que o sentido se constitui na relação dialética entre autor/texto/leitor/contexto, sendo esta relação a que favorece uma multiplicidade de sentidos e que, ao mesmo tempo, delimita as possibilidades desta variação, determinando o jogo do implícito e do explícito.

Keywords : Leitura; construção de sentidos; contexto; gênero textual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese