SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Reader and reading: considerations about text types and meaning constructionThe constitution of intelligence: a psychoanalytical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARDOSO-MARTINS, Cláudia  and  BATISTA, Anna Cláudia Eutrópio. O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita: evidência de crianças falantes do português. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 330-336. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300006.

Crianças entre 4 e 5 anos de idade foram solicitadas a escrever pares de palavras começando com a mesma letra e o mesmo som consonantal. Para cada par, o nome ou parte do nome da primeira letra podia ser escutado na pronúncia de uma das palavras (Ex.: telefone; limão), mas não da outra (Ex.: tartaruga; laranja). As crianças escreveram a primeira letra corretamente mais freqüentemente para as palavras como telefone do que para as palavras como tartaruga, o que sugere que as crianças utilizam o seu conhecimento do nome das letras para conectar a escrita à fala. As implicações desses resultados para a nossa compreensão do desenvolvimento da escrita pela criança são discutidas. Em particular, o trabalho questiona a interpretação oferecida por Ferreiro para um tipo de escrita observada entre crianças falantes de línguas como o espanhol e o português - a escrita silábica.

Keywords : Nome das letras; escrita silábica; desenvolvimento da escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese