SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3What a subjectivity is useful for? Foucault, time and bodyInfantile autism and familiar stress: a systematic review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DE CHIARO, Sylvia  and  LEITAO, Selma. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 350-357. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300009.

A natureza canônica dos referentes do discurso de sala de aula, a relação assimétrica professor-aluno e a previsibilidade dos resultados das discussões parecem tornar a sala de aula um espaço pouco propício à argumentação. Entretanto, reconhecendo a importância desta como recurso didático, o presente artigo discute sua construção em situações instrucionais. A tese central é que ações discursivas, nos planos pragmático, argumentativo e epistêmico, implementam a argumentação em sala de aula. Dois grupos de discussão da quinta série são analisados, um gerido pelos alunos e outro mediado pela professora. Os resultados mostram que ações facilitadoras da emergência e sustentação da argumentação surgem nos dois grupos, porém, ações que aproximam as conclusões dos alunos do conhecimento convencionalizado dependem prioritariamente da mediação da professora.

Keywords : Argumentação; construção do conhecimento; mediação discursiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese