SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Infantile autism and familiar stress: a systematic review of literatureReligiosity and coping in health and illness: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DIAS, Adelaide Alves. Educação moral e autonomia na educação infantil: o que pensam os professores. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 370-380. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300011.

Este trabalho visa a analisar concepções sobre autonomia e educação moral de educadoras infantis e relacionar tais concepções com o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Infantil. Ancorado no referencial teórico da educação moral como construção, parte do pressuposto de que a forma como as educadoras concebem estes fenômenos pode influir em suas ações educativas, norteando, por vezes, suas próprias práticas. Ao todo, 15 educadoras infantis de oito creches públicas da cidade de Niterói, RJ participaram da pesquisa. As entrevistas realizadas permitiram mostrar, mediante procedimentos qualitativos de categorização e Análise de Conteúdo, que, majoritariamente, as educadoras expuseram concepções abstratas e individualizadas sobre autonomia e educação moral. Permitiram mostrar, ainda, que tais concepções se constituem na base das propostas educativas de promoção da autonomia das educadoras, apontando para a necessidade de que seja feita uma reflexão sobre os fundamentos da educação moral que se pretende autônoma, considerando as especificidades da criança pequena.

Keywords : Autonomia; educação moral; educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese