SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Moral education and autonomy in children's education: what thinks the teachersThe most know/used assessment instruments by psychologists and psychology students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FARIA, Juliana Bernardes de  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Religiosidade e enfrentamento em contextos de saúde e doença: revisão da literatura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 381-389. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300012.

No contexto das práticas de saúde, observa-se alusão freqüente à influência de aspectos religiosos na cura e no tratamento de enfermidades. Nessa perspectiva, a interface entre religiosidade e enfrentamento tem sido investigada, principalmente nas últimas duas décadas, em especial, por pesquisadores das ciências sociais e da saúde. Este artigo é uma revisão da literatura sobre religiosidade e enfrentamento no processo saúde-doença. O uso de estratégias cognitivas e/ou comportamentais para lidar com estressores, advindas da religiosidade da pessoa, é denominado enfrentamento religioso. São abordados aspectos históricos da associação entre religiosidade e saúde, as funções positivas e negativas do enfrentamento religioso, instrumentos de medida e avaliação do enfrentamento religioso e resultados de pesquisas na área.

Keywords : Religiosidade; enfrentamento; enfrentamento religioso; psicologia da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese