SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Interventive psychodiagnostic strategies and support on adjustment crisis using sandplay and EDAOAdolescents in prostitution situation: an analyses of the commercial sexual exploitation in the contemporary society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NEVES, Sofia  and  NOGUEIRA, Conceição. Metodologias feministas: a reflexividade ao serviço da investigação nas ciências sociais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.3, pp. 408-412. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300015.

Nos últimos anos as metodologias feministas têm influenciado fortemente a psicologia e as ciências sociais em geral, trazendo para o domínio da investigação novas possibilidades de pesquisa e de entendimento das dinâmicas sociais. A denominada crise positivista, muito marcada pelas críticas feministas à objectividade e neutralidade da ciência, legitimou a emergência de portentosas ferramentas analíticas, entre as quais a reflexividade. Este artigo explora a importância da adopção da reflexividade no processo de investigação e a sua influência na construção de uma ciência mais responsável. São discutidos os pontos de convergência entre a reflexividade e os pressupostos que presidem à utilização das metodologias feministas na psicologia.

Keywords : Metodologias feministas; reflexividade; ciências sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese