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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTANA, Suely de Melo  and  ROAZZI, Antonio. Cognição social em crianças: descobrindo a influência de crenças falsas e emoções no comportamento humano. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 1-8. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100002.

O estudo investigou a compreensão das crianças sobre a influência de crenças e emoções no comportamento. Participaram 100 crianças de 4-5 anos, diferentes níveis socioeconômicos, ambos sexos, distribuídas em 04 grupos conforme a idade. Apresentou-se uma transferência inesperada de objeto, seguida de duas questões em condições distintas. Observou-se a teoria da mente em 56% delas, a partir dos 4 anos. A análise loglinear mostrou que fatores como idade e nível socioeconômico são preditores significativos de melhor desempenho. Comparando-se os resultados nas questões de crença falsa e emoção, foi observada melhora crescente conforme a idade, tendo a questão de emoção apresentado padrão mais elevado. Discutiu-se: 1) a capacidade em predizer e justificar emoções desenvolve-se mais cedo que a habilidade para inferir ações baseadas em crença falsa; 2) o modo de apresentação da questão não favorece o desempenho; e 3) a interferência do nível socioeconômico ocorre entre os 54-65 meses de idade.

Keywords : Cognição social; psicologia popular; teoria da mente; crença falsa; emoção.

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