SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The importance of generosity at the begining of moral development in childhoodPsychological determinants of the intention to constitute a family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Gabriela Andrade da et al. Um estudo sobre a prática da cola entre universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 18-24. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100004.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar a prática da "cola" entre estudantes universitários, num contexto de baixa competitividade e num contexto de elevada competitividade. Participaram da pesquisa 56 estudantes de Engenharia de dois tipos de universidades públicas do Estado de São Paulo. Num deles, que denominamos Sem Competição, os alunos entravam no vestibular sabendo que área iriam seguir, e no outro, que denominamos Com Competição, os alunos entravam no ciclo básico e as áreas eram escolhidas dois anos depois, de acordo com as notas obtidas. Os resultados foram coletados através de um questionário com perguntas sobre o comportamento dos alunos com relação à cola nos últimos meses. Nos dois tipos de universidades, os estudantes geralmente passavam cola para os seus amigos mais próximos, sendo a prática da cola mais freqüente nas universidades em que não havia competição em comparação com aquela em que havia. Os resultados obtidos foram discutidos com base nas Teorias do Intercâmbio Social e do Altruísmo Recíproco.

Keywords : Avaliação escolar; cola; intercâmbio social; altruísmo recíproco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese