SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Psychological determinants of the intention to constitute a familyArithmetic problem-solving: effect of equivalence relations between three different forms of presenting problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORGES, Livia de Oliveira; ARGOLO, João Carlos Tenório  and  BAKER, Maria Christina Santos. Os valores organizacionais e a Síndrome de Burnout: dois momentos em uma maternidade pública. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 34-43. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100006.

Estudos anteriores têm assinalado a associação da incidência da síndrome de burnout e os valores organizacionais (valores atribuídos às organizações pelos empregados em um nível ideal e real). Em tal contexto, foi desenvolvida pesquisa em uma maternidade pública em 2003, replicando uma pesquisa anterior realizada em 2000, objetivando comparar os resultados. Aplicaram-se o Inventário de Valores Organizacionais e o Inventário de Maslach sobre burnout, numa amostra de 48 profissionais de saúde, e entrevistas, numa sub-amostra. Os resultados indicaram ocorrer uma redução nas diferenças entre níveis de análise ideais e reais dos valores organizacionais, principalmente no pólo de igualitarismo. Esses resultados associam-se às mudanças na gestão organizacional. Os níveis de burnout entre os profissionais de saúde apresentaram-se estáveis. A associação entre os valores organizacionais da maternidade e a síndrome de burnout muda, porém é contraposta pela tensão oriunda no aumento da carga de trabalho e nos salários.

Keywords : Valores; organizações; síndrome de burnout; análise de regressão; serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese