SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Organizational values and Burnout Syndrome: two moments in a public day-care centerModularity of action programs in normal and Down syndrome individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

HAYDU, Verônica Bender; COSTA, Lucita Portela da  and  PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 44-52. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100007.

O paradigma da equivalência de estímulos tem sido usado para o desenvolvimento de diversos procedimentos aplicáveis ao ensino de leitura, escrita e aritmética. O objetivo do presente estudo foi o de investigar o efeito do ensino de relações de equivalência entre três formas de apresentação de problemas aritméticos de adição sobre o comportamento de resolver problemas. Sete alunos da 1ª série do ensino fundamental foram submetidos a um pré-teste e pós-teste com problemas de adição impressos nas formas de balança (A), operação (B) e sentença lingüística (C). O treino de equivalência de estímulos estabeleceu relações entre A-B e A-C. Seis dos sete participantes responderam de acordo com as classes estabelecidas. O desempenho dos participantes no pós-teste foi superior ao apresentado no pré-teste. Conclui-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre problemas aritméticos de adição em forma de balança, operação e sentença lingüística melhorou o desempenho na resolução problemas desses tipos.

Keywords : Resolução de problemas aritméticos; adição; equivalência de estímulos; discriminação condicional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese