SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Modularity of action programs in normal and Down syndrome individualsUnidimensionality study about Raven's Coloured Standard Progressive Matrices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GIMENEZ, Roberto; MANOEL, Edison de Jesus  and  BASSO, Luciano. Modularidade de programas de ação em indivíduos normais e portadores da síndrome de Down. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 60-65. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100009.

Habilidades motoras são representadas de forma abstrata em programas de ação. Uma vez formados, esses programas constituem-se em módulos que minimizam as demandas de controle motor em tarefas complexas. O presente estudo investigou se há formação de módulos na aquisição de habilidades motoras em indivíduos normais e portadores da síndrome de Down. Participaram do estudo doze indivíduos divididos igualmente em três grupos (crianças, adultos e adultos portadores da síndrome de Down). Eles praticaram a reprodução manual de um padrão gráfico composto de cinco linhas retas, ao qual foi adicionado um novo padrão após 100 execuções. Os indivíduos portadores da síndrome de Down tiveram dificuldades para formarem módulos e seu desempenho foi similar ao das crianças. A ausência de modularidade no comportamento pode explicar as dificuldades motoras muitas vezes enfrentadas por indivíduos portadores da síndrome de Down.

Keywords : Desenvolvimento motor; aprendizagem motora; síndrome de Down; modularidade; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese