SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Unidimensionality study about Raven's Coloured Standard Progressive MatricesA paradigm to differenciate use of implicit and explicit memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GERA, Adriana Aparecida Silvestre  and  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Avaliação cognitiva assistida: estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 74-82. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100011.

O objetivo do estudo foi avaliar indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem, utilizando procedimento combinado de avaliação psicométrica (Raven) e avaliação assistida (Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Diversas - PBFD). Foram avaliadas 34 crianças (8 - 11 anos). O PBFD é delineado em fases, inicial sem ajuda (SAJ), assistência (ASS), manutenção imediata (MAN), manutenção posterior (MANP), transferência I (TRF-I) e transferência II (TRF-II) e avalia desempenho, operações cognitivas e comportamento. Da amostra, 59% das crianças classificaram-se abaixo da média no Raven. Comparando-se ASS, MAN, MANP, TRF-I e TRF-II em relação a SAJ, verificou-se aumento significativo das perguntas relevantes e do número de acertos (exceção TRF-I). Houve aumento significativo do número de crianças com operações cognitivas positivas em ASS, MAN, TRF-I e TRF-II comparado a SAJ. Os comportamentos positivos ocorreram em pelo menos 62% em todas as fases.

Keywords : Avaliação cognitiva; avaliação assistida; dificuldades de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese