SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Semantic contingency in the father's and mother's speech: a comparative analysisThe development of terms relating to space in children and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRANDAO, Lenisa; SMITH, Vivian; SPERB, Tania Mara  and  PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Narrativas intergeracionais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 98-105. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100014.

O artigo revisa a literatura sobre a produção narrativa de crianças e adultos idosos, focalizando estudos intergeracionais. Demonstra a importância das histórias para o desenvolvimento infantil, e o papel do interlocutor neste contexto. Situa o adulto idoso como um interlocutor privilegiado, apresentando estudos que mostram o narrar como uma atividade fundamental nesta etapa da vida. O contato entre crianças e pessoas idosas tem sido promovido e estudado principalmente para verificar e modificar a percepção de um grupo sobre o outro. Parece, entretanto, prevalecer uma proposta altruísta, ao invés da concepção de uma interação proveitosa para ambos. O artigo enfatiza a relevância de alguns programas que valorizam e promovem a habilidade dos idosos em contar histórias para crianças, discutindo iniciativas brasileiras nesta área.

Keywords : Narrativa intergeracional; envelhecimento; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese