SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Intergenerational narrativesGender differences in the groups of street play: the hypothesis of unilateral approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; SILVA, Maria Laetitia Dantas Boudoux; CARVALHO, Lisandra Mendonça de  and  HALULI, Fabiana Maria Lopes. O desenvolvimento da produção de termos relativos a espaços em crianças e adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 106-113. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100015.

Em três estudos objetivou-se determinar quando crianças (de escolas públicas e particulares), universitários e adultos (que haviam cursado até a 5.ª série do ensino fundamental) começam a expressar apropriadamente termos relativos a espaços. Foram verificados "no(a)/em cima de", "no(a)/dentro de", "tirando de", "tirando de dentro", "dentro" e "fora". Os resultados mostram, nas questões referentes à localização dos objetos, que a produção e a apropriação dos termos relativos a espaço melhoram com o aumento da idade. O tipo de escola não interferiu nos resultados. Entretanto, nas questões relativas aos diferentes usos apropriados ou não dos termos, tanto a idade quanto o tipo de escolaridade influenciaram no desempenho das crianças. Nos adultos, apenas na Questão 2 do 2.º Estudo houve influência do nível de escolaridade: os universitários obtiveram melhor desempenho do que aqueles que cursaram até a 5.ª série do ensino fundamental.

Keywords : Termos relativos a espaços; desenvolvimento da linguagem; domínio semântico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese