SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Gender differences in the groups of street play: the hypothesis of unilateral approachConcerning preparation and composition in group therapy: social constructionist descriptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUARESCHI, Neuza M. de Fátima; WEBER, Andrei; COMUNELLO, Luciele Nardi  and  NARDINI, Milena. Discussões sobre violência: trabalhando a produção de sentidos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 122-130. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100017.

Esse artigo tem como objetivo compreender a Produção de Sentidos sobre violência, a partir da observação e discussão em grupo com homens considerados agressores. Fundamentou-se no campo da Psicologia Social, mais precisamente a partir da perspectiva do Construcionismo Social, trabalhando com pressupostos da Produção de Sentidos e das Práticas Discursivas. A pesquisa foi realizada com homens que freqüentam um grupo denominado ''Agressores Anônimos'', coordenado por técnicos de uma ONG, em parceria com o Sistema Judiciário. Nossa condição nesses grupos foi a de observadores participantes e estivemos presentes em 22 encontros, cada um com duração aproximada de 90 minutos, por 20 meses. A partir das análises, entendemos que os significados sobre violência indicam que esses homens a situam no espaço das relações familiares e estão implicados com outros acontecimentos como uso de drogas, formas diversas de agressão. Também foi apontada a dificuldade de estabelecer diálogo, sendo este entendido como uma possibilidade de contornar situações violentas.

Keywords : Produção de sentidos; violência; práticas discursivas; relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese