SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Discussions on violence and the production of meaningPsychosocial predictors of musculoskeletal symptoms: the relevance of mediated and moderated relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RASERA, Emerson F.  and  JAPUR, Marisa. Sobre a preparação e a composição em terapia de grupo: descrições construcionistas sociais . Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 131-141. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100018.

A definição construcionista do grupo terapêutico como uma prática discursiva enfatiza o caráter de negociação do processo de preparação e composição do grupo. Considerando esta perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender como determinadas formas de conversar contribuem para o processo de preparação e composição de um grupo de apoio para portadores do HIV. O grupo estudado consistiu de 10 sessões com 4 participantes. As sessões foram gravadas e transcritas. Através da análise discursiva dos momentos grupais, foi possível descrever a preparação para o grupo através de três processos conversacionais de: co-responsabilização do participante e construção inicial do pedido; co-responsabilização do terapeuta e renegociação do contrato; e 'aproximação discursiva' das descrições dos participantes. Em relação à composição do grupo, a inclusão no grupo não foi ditada a priori a partir de características do indivíduo, mas implicou um exercício de 'engajamento relacional' entre terapeuta e participantes.

Keywords : Construcionismo social; terapia de grupo; composição do grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese