SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Psychosocial predictors of musculoskeletal symptoms: the relevance of mediated and moderated relationshipsThe acquisition of a temporal task (DRL) by dentate gyrus-selective colchicine lesioned rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PORTO, Juliana Barreiros  and  TAMAYO, Alvaro. Influência dos valores laborais dos pais sobre os valores laborais dos filhos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp. 151-158. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100020.

Valores laborais são princípios ou metas, hierarquicamente organizadas, que as pessoas buscam e que guiam a sua vida no trabalho. A família, a escola e a experiência de trabalho são apontadas como as variáveis mais influentes na formação dos valores laborais. Os pais são considerados os agentes socializadores mais influentes nesse processo, pois servem como modelo de trabalhador para as crianças. O objetivo do presente trabalho é investigar a influência dos valores paterno e materno nos valores laborais de estudantes universitários. Participaram 129 estudantes universitários, de 17 cursos escolhidos aleatoriamente, seus pais (84 mães e 45 pais) e 956 colegas de curso dos estudantes. Os participantes responderam à Escala de Valores Relativos ao Trabalho. Os resultados das regressões hierárquicas indicaram que os pais e os colegas exercem influência sobre os valores laborais de Realização Profissional e Estabilidade dos estudantes. São discutidas a relevância e as limitações desses resultados no artigo.

Keywords : Valores do trabalho; formação de valores; valores pessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese