SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Parents work values influence on sons work values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

BUENO, José Lino Oliveira; COSTA, Valéria Catelli Infantozzi; XAVIER, Gilberto Fernando  and  DIMA, Leno Luis. Aquisição de uma tarefa temporal (DRL) por ratos submetidos a lesão seletiva do giro denteado. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.1, pp.159-165. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100021.

A lesão seletiva do giro denteado (DG) reduz a eficiência do desempenho de ratos treinados pré-operatoriamente em um esquema de reforçamento diferencial de baixas taxas (DRL); embora os animais lesados sejam capazes de suprimir a resposta de pressão na barra por determinado intervalo de tempo após a resposta anterior, eles subestimam esse intervalo, resultando em um desempenho menos eficiente. Como os animais tinham recebido treinamento pré-operatório, não ficou claro se a lesão interfere na aquisição da discriminação temporal. Este estudo avaliou o efeito da lesão do DG na aquisição de uma tarefa de DRL-20 s. Ratos foram submetidos à neurocirurgia e então ao treino na tarefa de DRL-20 s. Os resultados mostraram que embora os animais lesados se beneficiem do treinamento na tarefa, sua aquisição não é tão eficiente quanto a exibida pelos animais controle. Os resultados sugerem ainda que a lesão do giro denteado interfere na acuidade da discriminação temporal.

Keywords : Discriminação temporal; aquisição DRL; hipocampo; giro denteado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License