SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Methodological advances in false memory research: development and norming of DRM procedureEffects of a continuous history of reinforcement and social consequences on rule following author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JOU, Graciela Inchausti de  and  SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 177-185. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200003.

A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.

Keywords : Metacognição; cognição; processamento de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese