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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MONTELES, Karla Maria Costa; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva  and  ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 186-196. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200004.

Com o objetivo de investigar os efeitos de variáveis envolvidas no seguir regras, 18 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas eram reforçadas com fichas. A Fase 1 era iniciada com a instrução mínima; a Fase 2, com a instrução correspondente às contingências e as Fases 3 e 4, com mudança nas contingências. As três condições diferiam nas Fases 1 e 3. Na Fase 1 da Condição 1 nenhuma resposta era reforçada e na Fase 1 das Condições 2 e 3, havia reforço diferencial das respostas corretas. Na Fase 3 das três condições, a manutenção do seguir regra não produzia ficha, mas produzia elogio na Condição 3. O seguir regra foi mantido nas Condições 1 e 3 e foi abandonado na Condição 2. Discute-se algumas explicações para a manutenção do seguir regras.

Keywords : Controle por regras; controle por história de reforço; controle por conseqüências sociais; procedimento de escolha segundo o modelo; crianças.

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