SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Effects of a continuous history of reinforcement and social consequences on rule followingEffects of two tutorial modalities on tutor children in spatial tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROBLES, Heloisa Stoppa Menezes  and  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara. O controle instrucional na brincadeira entre crianças com diferentes repertórios. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 197-205. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200005.

Este estudo caracterizou a aquisição e o desenvolvimento do controle instrucional de três crianças familiares entre si que freqüentavam uma creche. Uma delas apresentou déficit no dar, receber e seguir instruções e teve seu desenvolvimento localizado abaixo da pauta. Registrou-se o desempenho instrucional das crianças ao longo de sete meses através de videogravações durante períodos de brincadeira. Foram identificadas: as instruções, o desempenho dos ouvintes ao receberem a instrução e as situações antecedente e subseqüente ao comportamento de instruir e de ser instruído. Houve incremento dos comportamentos de instruir, de ser instruído e de seguir instruções para as três crianças. Instruções orais e instruções orais/gestuais ocorreram com maior freqüência. As crianças seguiam parte das instruções que recebiam reforçando intermitentemente o comportamento de instruir. Discute-se a apresentação e o atendimento das instruções analisando-se os comportamentos de falante e ouvinte e as possibilidades de desenvolvimento do repertório instrucional de crianças com déficit no dar e seguir instruções.

Keywords : Regra; controle instrucional; brincadeira; criança pequena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese