SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Effects of a continuous history of reinforcement and social consequences on rule followingEffects of two tutorial modalities on tutor children in spatial tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

ROBLES, Heloisa Stoppa Menezes  and  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara. O controle instrucional na brincadeira entre crianças com diferentes repertórios. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.197-205. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200005.

Este estudo caracterizou a aquisição e o desenvolvimento do controle instrucional de três crianças familiares entre si que freqüentavam uma creche. Uma delas apresentou déficit no dar, receber e seguir instruções e teve seu desenvolvimento localizado abaixo da pauta. Registrou-se o desempenho instrucional das crianças ao longo de sete meses através de videogravações durante períodos de brincadeira. Foram identificadas: as instruções, o desempenho dos ouvintes ao receberem a instrução e as situações antecedente e subseqüente ao comportamento de instruir e de ser instruído. Houve incremento dos comportamentos de instruir, de ser instruído e de seguir instruções para as três crianças. Instruções orais e instruções orais/gestuais ocorreram com maior freqüência. As crianças seguiam parte das instruções que recebiam reforçando intermitentemente o comportamento de instruir. Discute-se a apresentação e o atendimento das instruções analisando-se os comportamentos de falante e ouvinte e as possibilidades de desenvolvimento do repertório instrucional de crianças com déficit no dar e seguir instruções.

Keywords : Regra; controle instrucional; brincadeira; criança pequena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License