SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Instructional control in play between children with different repertoriesEffect of static images with different representations of movement under the subjective perception of time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FRANCISCATO, Irene  and  MALUF, Maria Regina. Efeitos de duas modalidades tutoriais para a criança tutora em tarefas espaciais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 206-216. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200006.

O estudo investiga efeitos da tutoria para o tutor, na aprendizagem de noções espaciais, em duas modalidades: explicação oral e explicação oral com demonstração. Participaram 40 crianças de 8 a 9 anos, em três grupos experimentais e um grupo controle. A pesquisa teve delineamento experimental, com pré-teste e pós-testes. No pré-teste e pós-testes 1 e 2 foram aplicadas duas provas de noções espaciais. A tarefa experimental consistiu na realização do jogo do parking em três condições: crianças sozinhas, crianças em díades na modalidade explicação oral ou na modalidade explicação oral com demonstração. Os resultados mostraram que a tutoria favoreceu a aprendizagem das noções espaciais para a criança tutora, com vantagem para a modalidade explicação oral com demonstração. Foram identificadas variações nos progressos alcançados pelos tutores nas duas modalidades tutoriais. São feitas considerações sobre as vantagens da tutoria no campo educacional.

Keywords : Tutoria; criança tutora; interação criança-criança; aprendizagem de noções espaciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese