SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Effects of two tutorial modalities on tutor children in spatial tasksLanguage and thought: the signals language in the problem solving author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NATHER, Francisco Carlos  and  BUENO, José Lino Oliveira. Efeitos de imagens estáticas com diferentes representações de movimento sobre a percepção subjetiva de tempo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 217-224. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200007.

O estudo da percepção de movimento e de tempo subjetivo pode ser ampliado com a utilização de imagens como estímulos visuais. Este trabalho teve como objetivo verificar se duas imagens estáticas com diferentes representações de movimento afetariam distintamente a percepção temporal. Participantes universitários não treinados em artes visuais submetidos a imagens com diferentes sugestões de movimento reproduziram o tempo de apresentação dos estímulos sob o paradigma prospectivo. Os resultados mostraram que a fotografia com menor sugestão de movimento (Estímulo A) foi julgada mais curta que aquela com maior sugestão de movimento (Estímulo B), embora ambas tenham sido subestimadas em relação à duração real. A análise dos dados das escalas de diferencial semântico, referentes a 4 critérios de julgamento de movimento em imagens estáticas, mostrou que o Estímulo A foi julgado possuindo menos movimento que o Estímulo B. Conclui-se que a sugestão de movimento numa imagem estática alonga a experiência temporal.

Keywords : tempo subjetivo; imagens; movimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese