SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Effect of static images with different representations of movement under the subjective perception of timeReading comprehension and writing production among undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FAVERO, Maria Helena  and  PIMENTA, Meireluce Leite. Pensamento e linguagem: a língua de sinais na resolução de problemas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 225-236. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200008.

Discute-se a relação pensamento/linguagem e a língua de sinais, num estudo sobre a resolução de problemas matemáticos, do qual participaram surdos entre 18 e 30 anos, alunos de séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos de escola pública do Distrito Federal (DF), e desenvolvido em três fases: avaliação das competências matemáticas dos sujeitos sobre a lógica do sistema de numeração e sua notação; pesquisa em LIBRAS para as expressões "n a mais que" e "n a menos que" em situação de comparação de conjuntos; investigação da resolução de problemas matemáticos de comparação em duas situações: a resolução individual sem intervenção e com ela. Os resultados sugerem que a dificuldade dos surdos frente a problemas de matemática advém do processo de escolarização que prima pela aquisição de regras de procedimentos de resolução, em detrimento da aquisição conceitual e pelo uso inadequado da LIBRAS como instrumento para a organização de significados semióticos e aquisição de conhecimentos.

Keywords : Pensamento e linguagem; resolução de problemas; surdez; competências numéricas; língua de sinais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese