SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Language and thought: the signals language in the problem solvingEvidences on the validity of the battery of reasoning tests (BPR-5) for employment selection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CUNHA, Neide de Brito  and  SANTOS, Acácia A. Angeli dos. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200009.

Pesquisas têm indicado que muitos universitários não apresentam a competência desejável em leitura e escrita. Este estudo teve por objetivo verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de produção escrita em universitários. Participaram 134 alunos ingressantes em cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Utilizou-se um texto em Cloze para avaliação da compreensão e uma redação dos alunos, para avaliar a correção no uso da ortografia, a concordância verbal e a concordância nominal. Os resultados indicaram que quanto menor a compreensão da leitura maior o número de erros nos tópicos gramaticais, evidenciando uma correlação entre essas habilidades. Além disso, o teste de Cloze mostrou-se um instrumento útil para detectar o nível de compreensão dos leitores, trazendo elementos para eventuais programas de intervenção ou para práticas pedagógicas dos docentes que desejem auxiliar o desenvolvimento das capacidades lingüísticas em seus alunos.

Keywords : Habilidades básicas; teste de Cloze; avaliação psicoeducacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese