SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Family therapy in Brazil: an overviewThe myth of the exclusive mother and its impact on postnatal depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Conflito conjugal: impacto no desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 261-268. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200012.

As investigações sobre os processos relacionais familiares indicam uma associação entre conflito conjugal e presença de adversidade no contexto familiar com implicações no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Este artigo propõe-se a revisar algumas contribuições teóricas importantes sobre o tema, abordando alguns resultados das pesquisas sobre o impacto do conflito conjugal no desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Discute-se, também, a contribuição do modelo cognitivo-contextual e do modelo segurança-emocional na compreensão das relações familiares e do conflito conjugal. Finalmente, são abordadas as implicações teóricas e práticas para as pesquisas na área da psicologia.

Keywords : Conflito conjugal; crianças; adolescentes; desenvolvimento psicológico; relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese