SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Marital conflict: impact on the psychological development of children and adolescentsEnuretical children and referred children for university mental health services: a comparative study of their parents' perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

AZEVEDO, Kátia Rosa  and  ARRAIS, Alessandra da Rocha. O mito da mãe exclusiva e seu impacto na depressão pós-parto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 269-276. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200013.

Este artigo é resultado de um estudo qualitativo, baseado na Epistemologia Qualitativa, que visou promover reflexões acerca da depressão pós-parto, enfatizando os fatores psicossociais envolvidos. Trata-se de um estudo de caso sobre uma das participantes do grupo de apoio e orientação a mães com depressão pós-parto, desenvolvido na Universidade Católica de Brasília. Este grupo visou proporcionar um espaço de escuta emocional e apoio às puérperas, e foi campo para coleta de dados. Utilizou-se da técnica de completamento de frases, de técnicas projetivas, e de relatos apresentados nas sessões individuais e grupais para levantamento e construção de indicadores sobre a vivência da maternagem e da depressão pós-parto. O estudo deste caso forneceu-nos elementos para compreendermos o quão prejudicial pode ser o ideal de maternidade apresentado como natural e instintivo para mulheres que buscam satisfação absoluta na maternidade, configurando-se como um dos responsáveis pela instalação e manutenção da depressão pós-parto.

Keywords : Depressão pós-parto; maternidade; ambivalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese