SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The myth of the exclusive mother and its impact on postnatal depressionPatterns of interaction between parents and their children with and without Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTOS, Erika de Oliveira Lino dos  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Crianças enuréticas e crianças encaminhadas para clínicas-escola: um estudo comparativo da percepção de seus pais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 277-282. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200014.

Foi aplicada a Lista de Verificação Comportamental para Crianças/Adolescentes de 4-18 Anos (CBCL/4-18) nos pais de 66 crianças de seis a dez anos com enurese primária noturna (falta de controle da micção durante o sono, nunca adquirida anteriormente) atendidas pelo Projeto Enurese do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e de 235 crianças da mesma faixa etária encaminhadas para atendimento psicológico em cinco clínicas-escola brasileiras para uma comparação das percepções dos pais de ambos os grupos quanto ao perfil comportamental de seus filhos. De modo geral, as crianças enuréticas obtiveram melhores resultados que as encaminhadas quanto à competência social e a problemas escolares, de contato social e atenção. Os resultados parecem sugerir que estratégias diferenciadas de atendimento psicológico para as duas populações devem ser adotadas, focadas no problema da enurese primária no caso do primeiro grupo e nos problemas de desempenho escolar e social no segundo.

Keywords : Clínicas-escola; enurese; CBCL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese