SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Patterns of interaction between parents and their children with and without Down syndromeRelationships of subjective well-being, coping strategies and perceived social support in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CASTOLDI, Luciana; LOPES, Rita de Cássia Sobreira  and  PRATI, Laíssa Eschiletti. O genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escola. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 292-300. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200016.

O início da vida escolar é um momento especial dentro do ciclo vital que pode ser dificultado por eventos estressores tais como perdas e separações familiares, assim como por padrões de relacionamento conflituosos entre a família atual e a de origem. Neste artigo, pretende-se demonstrar o uso do genograma como instrumento de pesquisa em psicologia do desenvolvimento, com os seguintes objetivos: caracterizar as configurações familiares, identificar eventos estressores no ciclo vital das famílias, em especial, as perdas e separações, e analisar os padrões de relacionamento entre a família atual e a de origem. Realizou-se estudo de caso coletivo com seis famílias de crianças de cinco a seis anos, três delas consideradas como tendo adaptação fácil e três com adaptação difícil à escola de educação infantil. As mães foram entrevistadas e solicitadas a construir seu genograma familiar. Foram encontradas características específicas e distintas quanto às configurações familiares, aos eventos estressores na família atual e aos padrões de relacionamento nos dois grupos analisados. As implicações do uso do genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escola são discutidas.

Keywords : Genograma; perdas; separação; padrões de relacionamento familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese