SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Social norms and prejudice: the impact of egalitarianism and competition on the automatic prejudice against blacksSex professionals: HIV-related aspects and generating meanings in daily work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NARDI, Henrique Caetano; YATES, Denise Balem; FERNANDES, Janice Mendes  and  RODRIGUES, Manoela Carpenedo. Subjetividade e solidariedade: a diversidade das formas de implicação dos jovens na economia solidária. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 320-328. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200019.

O estudo enfoca a forma de inserção profissional e implicação no trabalho dos jovens no campo da economia solidária e do associativismo. O objetivo principal é discutir as relações entre os processos de subjetivação e a construção do ideal profissional de trabalhadores de até 30 anos. A análise das entrevistas, metodologicamente baseada na abordagem biográfica, aponta para uma diversidade das formas de compreender a relação com o trabalho e com os colegas no que se refere aos princípios da economia solidária e do associativismo. A ausência de suportes sociais (o apoio do Estado ou da sociedade civil) e a sustentabilidade financeira dos projetos influenciam nas formas dos trabalhadores aderirem (ou não) ao modelo de gestão solidário. A análise das entrevistas e o acompanhamento dos projetos indicam que os princípios da autogestão são parcialmente efetivados, existindo uma tendência a reproduzir relações hierárquicas e paternalistas.

Keywords : Economia solidária; jovens; trabalho; subjetividade; autogestão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese