SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Person-centered psychotherapy and the impact of the experiencing concept author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NEUBERN, Maurício da Silva. Hipnose e psicologia clínica: retomando a história não contada. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 346-354. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300002.

O presente artigo aponta várias relações entre a psicologia clínica e a hipnose, destacando que boa parte destas permaneceram e ainda se encontram pouco conhecidas da grande maioria dos psicólogos clínicos. Por um lado, visa destacar acontecimentos históricos dessa relação que, apesar da pertinência, foram marginalizados e esquecidos, o que remete, sobretudo, às práticas institucionais vigentes neste ramo da psicologia. Ao mesmo tempo, o artigo busca destacar brevemente que a reflexão sobre a hipnose pode levar a psicologia clínica a reformulações epistemológicas, institucionais e práticas da mais alta relevância, principalmente em termos de colocá-la em sintonia com importantes discussões atuais do panorama científico. Por fim, ressalta que, pelas próprias características da hipnose enquanto tema de reflexão e estudo, ela incita radicalmente a uma tomada de rumo na direção da construção de um conhecimento onde seja possível o auto-conhecimento, rompendo com as tradições modernas do pensamento científico.

Keywords : Hipnose; psicologia clínica; história; epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese