SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Speaking about the mind: some thoughts on the relation between language and theory of mindTraining parent social skills for families of children with behavior problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NARVAZ, Martha Giudice  and  KOLLER, Sílvia Helena. A concepção de família de uma mulher-mãe de vítimas de incesto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 395-406. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300008.

O objetivo deste estudo foi o de investigar os discursos patriarcais inscritos nas concepões de família que têm sido mantidos ainda na atualidade. A participante do estudo foi uma mulher-mãe, vítima de violência na infância e na vida adulta, cujas filhas foram vítimas de incesto. O delineamento utilizado foi o estudo de caso, baseado em entrevistas semidirigidas. Os dados coletados foram submetidos à análise e discurso. Evidenciou-se a correspondência dos ditames patriarcais na concepção de família da participante. Mesmo não sendo o modelo efetivamente vivido, a concepção de família revelou a idealização do modelo hegemônico em nossa sociedade de família nuclear, monogâmica, patriarcal e burguesa. Uma vez que os dados foram coletados a partir de apenas um único caso, novas investigações são recomendadas. A investigação propõe-se a problematizar a hegemonia do modelo familiar patriarcal ainda prevalente em nossa sociedade, cujos ditames estão associados à dinâmica das famílias violentas e incestuosas.

Keywords : Família; patriarcado; violência; gênero; discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese