SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The effects of age on visual perception of sine-wave gratings at low luminanceParental Practices Scales (PPS): evaluating dimensions of parental practices towards adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOUVEIA, Valdiney V. et al. Correlatos valorativos das motivações para responder sem preconceito. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 422-432. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300011.

O presente estudo teve como objetivo principal conhecer em que medida as motivações interna e externa para responder sem preconceito frente aos negros se correlacionam com os valores humanos. Para tanto, contou-se com a participação de 308 pessoas da cidade de João Pessoa (PB), distribuídas entre estudantes do ensino médio e universitário, bem como pessoas da população geral. Estes responderam, além de questões demográficas, o Questionário dos Valores Básicos, Escala de Desejabilidade Social e a Escala de Motivação Interna e Externa para Responder sem Preconceito. De acordo com os resultados, a motivação interna se correlacionou de modo positivo principalmente com os valores suprapessoais, como maturidade, beleza e conhecimento. No caso da motivação externa, esta o fez unicamente com os valores de realização, destacando-se entre eles prestígio e privacidade. Estes resultados são coerentes com aqueles apresentados na literatura, que indicam a oposição entre os valores de igualitarismo (suprapessoais) vs. ética protestante (realização) para explicar o preconceito e as motivações para não apresentar este tipo de atitude.

Keywords : Valores humanos; preconceito; negro; motivação interna; motivação externa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese