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Escalas de Práticas Parentais (EPP): avaliando dimensões de práticas parentais em relação a adolescentes

Parental Practices Scales (PPS): evaluating dimensions of parental practices towards adolescents

O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de auto-relato para avaliar dimensões de práticas educativas parentais em relação a adolescentes. Participaram do estudo 409 adolescentes (57,9%, com média de idade de 16,52 anos), dos quais 298 forneceram protocolos completos. Foram gerados inicialmente 62 itens para avaliar diversas dimensões de práticas parentais. A estrutura subjacente ao conjunto dos itens foi avaliada através de análises de componentes principais. Sucessivas análises permitiram chegar a uma solução interpretável de 6 componentes para um conjunto de 27 itens, onde cada item apresentou carga superior a 0,35 em apenas um componente. Os componentes identificados foram (e respectivos alpha de Cronbach das escalas correspondentes): controle punitivo (0,73), supervisão do comportamento (0,77), cobrança de responsabilidade (0,70), intrusividade (0,67), apoio emocional (0,89) e incentivo à autonomia (0,76). Os resultados mostram, portanto, que é possível distinguir empiricamente dimensões de práticas educativas parentais mais específicas que as dimensões de responsividade e exigência tipicamente mencionadas na literatura. Além disso, as escalas mostraram padrões de correlações diferenciados com alguns indicadores de desenvolvimento psicossocial na adolescência, sugerindo que seus efeitos sobre o desenvolvimento também são distintos.

Práticas parentais; estilos parentais; adolescentes


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