SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Decision-making capacity of young adults and older adults as measured by the Iowa Gambling Task (IGT)Preschooler's social skills and behavior problems: comparison between mother and teacher assessments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORGES, Luciana Souza  and  ALENCAR, Heloisa Moulin de. Moralidade e homicídio: um estudo sobre a motivação do transgressor. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 451-459. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300014.

Investigamos os juízos de representação da realidade (JRR) e de valor moral (JVM) de 20 homens homicidas (30 a 49 anos), acerca da razão do crime, à época do homicídio e no momento atual. Realizamos entrevistas individuais e verificamos que: o JRR mais apontado, no presente e no passado, foi a agressão física sofrida, justificada no presente principalmente pelo fato de o agressor ter-se sentido humilhado e, no passado, pelo fato de ter querido vingar-se e pelas características próprias, dele ou da vítima; o JVM mais mencionado no passado foi o de que as razões estavam certas, devido a características dos entrevistados ou das vítimas, pelas humilhações sofridas ou porque precisavam defender uma vida, ao passo que no presente o juízo mais citado pelos entrevistados foi o de que estavam errados os motivos, em face das conseqüências negativas do crime para eles e dos argumentos religiosos.

Keywords : Moralidade; homicídio; motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese