SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Morality and homicide: a study on the motivation of the transgressorMemory training in healthy elders: outcomes and possible mechanisms of improvement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria; PEREIRA, Verônica Aparecida  and  MANFRINATO, Jair Wagner de Souza. Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 460-469. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300015.

Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.

Keywords : Problemas de comportamento; habilidades sociais; avaliação por mães e professoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese