SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Preschooler's social skills and behavior problems: comparison between mother and teacher assessmentsThe debate on homosexuality mediated by social representations: homosexual and heterosexual perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

YASSUDA, Mônica Sanches; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; FORTES, Andréa Garofe  and  NERI, Anita Liberalesso. Treino de memória no idoso saudável: benefícios e mecanismos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 470-481. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300016.

INTRODUÇÃO: Pesquisas documentam declínio na memória ao longo do envelhecimento, entretanto, estudos apontam que o treino gera um aumento significativo no desempenho de idosos. OBJETIVO: Replicar resultados internacionais referentes a treino de memória com uma amostra brasileira de idosos saudáveis e investigar mecanismos, como o uso de estratégias, que possam explicar seus benefícios. MÉTODO: 69 idosos saudáveis, sub-divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), receberam quatro sessões de treino de memória (GC recebeu o treino após o pós-teste). O treino ofereceu informações sobre memória e envelhecimento, instrução e prática em organização de listas de supermercado e grifo de idéias principais em textos. RESULTADOS: No pós-teste o GE apresentou melhor desempenho na recordação de texto e maior uso de estratégias (organização da lista e uso de grifo). Os dois grupos relataram menor número de queixas (medidas através do MAC-Q) e processamento de informações mais rápido (símbolos do WAIS-R) no pós-teste. CONCLUSÕES: Após o treino, os idosos fazem uso mais intenso de estratégias de memória, mas este fato não garante melhor desempenho (não houve aumento na memorização da lista). Os achados para a lista sugerem a presença da deficiência da utilização: os idosos usaram a estratégia, mas não se beneficiaram dela.

Keywords : Memória; treino; envelhecimento; estratégias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese