SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The debate on homosexuality mediated by social representations: homosexual and heterosexual perspectivesThe home environment resources scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JANCZURA, Gerson A.  and  NELSON, Douglas L.. A hipótese da acessibilidade conceitual para a tipicidade e a produção lingüística. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 491-497. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300018.

Este artigo estende a hipótese da acessibilidade conceitual proposta por Janczura e Nelson (1999) para a tarefa de produção lingüística e propõe um procedimento alternativo para avaliar a participação dos atributos dos conceitos em julgamentos de tipicidade. Os resultados evidenciaram que diferentes graus de tipicidade não estão relacionados à probabilidade de um atributo ser considerado como presente em um membro de uma categoria, mas podem ser previstos pela força associativa do membro em relação à categoria que pertence. Demonstrou-se, também, que a produção lingüística pode ser determinada em termos da acessibilidade dos membros de categorias na memória e que este resultado é paralelo à tarefa de julgamentos de tipicidade. Ou seja, membros de categorias mais acessíveis na memória são considerados como melhor representantes do que menos acessíveis. Sugere-se que julgamentos de tipicidade são apoiados na memória para a informação categórica. Quanto maior for o acesso ao conhecimento que o indivíduo tiver sobre o membro ou suas características, maior será a percepção de sua representatividade. Propõe-se que, para categorias conhecidas, a tipicidade deveria ser reinterpretada como uma medida de acessibilidade ao invés de representatividade conceitual.

Keywords : Acessibilidade conceitual; tipicidade; força associativa; produção lingüística; conceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese