SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The hypothesis of conceptual accessibility for typicality and linguistic productionAccess and success in higher education in Portugal: issues of gender, sociocultural origin and students' academic path author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MARTURANO, Edna Maria. O inventário de recursos do ambiente familiar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 498-506. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300019.

O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento do RAF - Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Baseado na concepção ecológica do desenvolvimento, o RAF avalia recursos do ambiente familiar que podem contribuir para o aprendizado acadêmico nos anos do ensino fundamental, em três domínios: recursos que promovem processos proximais; atividades que sinalizam estabilidade na vida familiar; práticas parentais que promovem a ligação família-escola. Uma revisão de pesquisas que utilizaram o RAF indica índices aceitáveis de consistência interna, bem como associação entre escores no RAF e indicadores de desempenho escolar e ajustamento. Passeios, brinquedos e livros, bem como oportunidades de interação com os pais em casa, foram recursos relacionados a indicadores de bom desempenho escolar e ajustamento. Embora ainda sejam necessários estudos de validação e fidedignidade, o inventário tem sido uma ferramenta útil para pesquisadores e pode ser usado por profissionais que trabalham em contexto clínico ou educacional.

Keywords : Avaliação do ambiente familiar; desempenho escolar; instrumento de avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese