SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The home environment resources scaleThe representation of economic inequality in children and adolescents of different social economical status author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, M. Adelina; SOARES, Ana Paula  and  SAAVEDRA, Luísa. Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 507-514. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020.

Analisa-se o impacto do sexo e da origem sócio-cultural na nota de candidatura e nos cursos escolhidos no Ensino Superior, assim como nas dificuldades antecipadas e no rendimento académico no final do 1º ano de frequência universitária. O estudo tomou 1407 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados apontam que o sexo, a par do nível sócio-cultural das famílias, influencia a escolha de cursos (mais estudantes do sexo feminino e das classes mais desfavorecidas frequentam cursos de ciências sociais, ao passo que mais estudantes do sexo masculino e das classes mais favorecidas o fazem em cursos de engenharia). Verifica-se ainda que os estudantes do sexo feminino e mais favorecidos socialmente apresentam notas mais elevadas de candidatura ao Ensino Superior e na média no final do 1º ano. Em relação às dificuldades antecipadas, os estudantes do sexo feminino e dos cursos de ciências sociais e económicas antecipam mais dificuldades interpessoais, enquanto os alunos do sexo masculino e a frequentar cursos de engenharia e de ciências económicas o revelam em relação à aprendizagem e à organização das tarefas diárias. A antecipação de dificuldades de aprendizagem relaciona-se ainda de forma negativa e estatisticamente significativa tanto com a nota de ingresso como com a média no final do 1º ano.

Keywords : Acesso ao ensino superior; sucesso académico; género; origem sócio-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese